(11) 98123-2727   (11) 4306-6819

adm@egcimagens.com.br

INCA REVELA AUMENTO DE EXAMES DE COLONOSCOPIA.

INCA REVELA AUMENTO DE EXAMES DE COLONOSCOPIA.

A publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil revela que o câncer de intestino é o segundo tipo mais incidente no país, tanto entre os homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina, respectivamente. Segundo o INCA, em cada ano do triênio 2023-2025 serão diagnosticados cerca de 46 mil casos novos de câncer colorretal, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores diagnosticados no Brasil (excluindo-se o câncer de pele não melanoma). A estimativa do estudo apresenta ainda, que 70% destes novos casos que devem surgir no país estarão concentrados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

“O Brasil passa pelo que chamamos de transição demográfica e epidemiológica, na qual, além do envelhecimento populacional, coexistem fatores de risco tanto para doenças crônicas quanto para infecciosas. O câncer de intestino tem alta incidência em países desenvolvidos, e as regiões mais urbanizadas do país vem apresentando também esta tendência”, complementa Marianna Cancela.

Não perca exames, temos 3 soluções práticas pra você, saiba mais

COLONOSCOPIA

Conforme apresenta Rubens Kesley, Cirurgião Oncológico e Coordenador do Grupo de Câncer Colorretal do INCA, “em todo o mundo, a COLONOSCOPIA foi o método considerado MAIS EFICIENTE para a PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL, e isso explica o porquê o câncer do intestino não começa grande”. “Ele é descoberto grande, mas já foi um pólipo, já foi pequeninho, nesse estágio, a COLONOSCOPIA retira esses pequenos pólipos.

A COLONOSCOPIA é uma grande ALIADA contra o câncer colorretal, isso porque ela consegue PREVENIR E IDENTIFICAR PRECOCEMENTE, identifica ainda na fase de pólipo, e consegue tratar, porque remove o pólipo, sem precisar de cirurgia, economizando milhões.” É o que apresenta o coordenador do INCA, e que ressalta também “No diagnóstico, o médico identifica ali se há um tumor, e no tratamento, se houver um pequeno tumor, você já CURA O DOENTE. O câncer é REMOVIDO POR COLONOSCOPIA, em algumas situações selecionadas” é o que ele apresenta.

O prazo para refazer o exame de COLONOSCOPIA vai depender se for encontrado pólipos, se o paciente faz a COLONOSCOPIA e está tudo normal, ele vai repetir o exame a cada 05 anos. Se tiver pólipo de um tipo especifico (adenoma), que é percussor do câncer colorretal, o paciente deve repetir a colonoscopia no ano seguinte. O prazo de renovação do exame se estende, portanto de 01 a 05 anos, dependendo de cada caso.

UM ALERTA

Segundo Kesley, a FALTA DE COLONOSCOPISTAS, principalmente no interior do país, faz com que a maioria dos pacientes seja diagnosticada com câncer de intestino em estágio avançado, como ocorreu com jogadores de futebol Pelé e Roberto Dinamite. “Normalmente esse estágio avançado é fator determinante da gravidade do câncer” Ou seja, o estágio da doença é que determina o prognóstico.

Fica aqui o alerta para SEMPRE consultar o médico especialista e realizar o seus exames, a descoberta de um câncer nas fases iniciais aumentam, e muito, a chance de cura do paciente, por isso, a prevenção é a melhor solução.

Temos uma ótima oportunidade pra você na manutenção e aquisição do seu endoscópio, clique aqui

(Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA e Agência Brasil)