Uma das principais lutas dos profissionais que trabalham com o diagnóstico por imagem é separar as estruturas sadias do organismo de eventuais agentes malignos que podem, no futuro, progredir para uma doença grave, como o câncer.
Para cumprir esse objetivo são necessários dois investimentos imprescindíveis: moderna tecnologia e profissionais experientes. “Na área de endoscopia, por exemplo, a tecnologia é um reforço importante. Exames como a videoendoscopia de alta definição conseguem rastrear com mais precisão estruturas que passariam despercebidas em exames convencionais”, explicou o gastroenterologista Daniel Veras.
O especialista lembrou que a Endoscopia 24 Horas da Santa Casa de Maceió realiza exames endoscópicos em alta definição com o Exera 2, um dos mais modernos equipamentos da empresa japonesa Olympus para este tipo de procedimento.
Na tecnologia HD (alta definição) as imagens são muito mais nítidas, permitindo visualizar pólipos e pequenas lesões, que em estágio inicial podem não ser facilmente identificáveis.
Outra vantagem do equipamento é que ele permite substituir, em muitas situações, o uso de corantes, possibilitando o realce de algumas lesões e orientando biópsias.
“O Exera 2 traz uma tecnologia, conhecida pela sigla NBI, que faz o contraste entre os pequenos vasos e diversas
estruturas minúsculas (como os pólipos) em relação ao tecido normal das camadas superiores da mucosa”, detalhou Veras.
Na lista de rastreamentos constam lesões em tecidos intestinais e estomacais, na região final do esôfago (barrett), além de pólipos do trato digestivo alto e baixo. O equipamento é utilizado tanto na endoscopia digestiva alta como em colonoscopia.
Números
Realizando entre 160 e 200 colonoscopias e cerca de 300 a 390 endoscopias digestivas por mês, a Endoscopia 24 Horas é referência em Alagoas em procedimentos endoscópicos, com ênfase em intervenções cirúrgicas avançadas para a retirada de pólipos grandes (4 cm) e lesões planas de difícil extração. Nesses casos mais complexos, muitas clínicas alagoanas optam por encaminhar o paciente para hospitais que tenham este tipo de serviço especializado.
A Endoscopia 24 Horas possui equipe multidisciplinar capacitada, com especialistas em procedimentos endoscópicos, anestesistas e enfermeiros experientes, além da retaguarda da UTI, tudo de acordo com as normas de segurança assistencial descritas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e adotadas pela Santa Casa de Maceió, único hospital Acreditado em Alagoas.
Fonte: Ascom Santa Casa de Maceió