(11) 98123-2727   (11) 4306-6819

adm@egcimagens.com.br

Cirurgia para colocação de balão gástrico tem maior procura na pandemia

Cirurgia para colocação de balão gástrico tem maior procura na pandemia

Cirurgia para colocação de balão gástrico tem maior procura na pandemia

Nos meses em que o isolamento social foi mais rigoroso, em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, as pessoas deixaram de se exercitar e ainda passaram a comer muita comida pronta, entregue via delivery, além de abusar dos doces, por exemplo. O resultado foi um aumento generalizado de peso. O que tem causado um aumento na procura por cirurgias. Confira como funciona o procedimento de colocação do chamado balão gástrico.

Trata-se de um procedimento bastante simples. Após as devidas avaliações, semelhantes àquelas solicitadas para a cirurgia bariátrica, é realizada uma endoscopia digestiva e passada uma espécie de sonda pela boca do paciente; na extremidade da sonda está o balão desinsuflado. Após escolhermos a posição exata da implantação, inicia-se um processo de enchimento do balão com líquido ou ar, dependendo da situação. Após o mesmo estar cheio (entre 600 e 700 ml), a sonda é desconectada e o balão é liberado no estômago. O tempo total de procedimento é de cerca de 20 minutos, para endoscopistas experientes. Após a implantação, o paciente permanece na clínica por mais algumas horas, quando é feito um teste de deglutição e, estando tudo ok, liberamos o paciente para ir para casa. Durante os três primeiros dias o paciente deve permanecer com dieta líquida, passando depois a pastosa e depois dieta normal, sempre acompanhada por um nutricionista.

O procedimento é recomendado para pacientes com sobrepeso e obesidade grau 1 (IMC entre 25 e 35). Porém, o balão auxilia na perda de peso de qualquer paciente. Outra indicação importante é para os super obesos, com IMC acima de 50, como pré-operatória para a cirurgia bariátrica; nestes casos a perda de peso antes da cirurgia reduz a morbidade intra e pós-operatória

De acordo com os especialistas, logo na primeira semana se inicia a perda de peso, que se acentua durante os primeiros 60 dias.